Tagore com um menino em Santiniketan (Índia), 1938/39 - por Sambhu Shaha |
Dê-me a suprema coragem de Amar, eis minha oração - a coragem de falar, fazer, sofrer ao Seu dispor, de deixar todas as coisas ou ser deixado sozinho. Fortaleça-me com incumbências perigosas, honre-me com dores e me ajude a galgar o mau humor que diariamente se sacrifica a Você.
Dê-me a suprema confiança de Amar, eis minha oração - a confiança que pertence à vida na morte, à vitória na derrota, ao poder oculto na mais frágil beleza, àquela dignidade na dor que aceita o dano e se recusa a devolvê-lo.
Editora: Ediouro, 2004
Sesquicentenário - 1861 - 2011 |
"Após a guerra, quando procurei outras obras de Tagore, logo encontrei suas poderosas Orações. Com que outra literatura de meu conhecimento elas podiam ser comparadas(!) Percebi afinidades delas com a inextinguível grandeza e profundidade interior com os Salmos Hebreus, sem que possuíssem, felizmente, o recorrente espírito de vigança destes últimos. Pude sentir a experiência apaixonada, extremamente pessoal, da relação eu-Tu, em Tagore, que aproxima da revelada das Confissões de Agostinho, com o previlégio de não se aliar à intensa negação da vida e do mundo presente nos textos do Santo Cristão. As orações do moderno poeta indiano celebraram e continuam celebrando a vida, apesar da sua abundância de tragédia, elas afirmam nosso mundo de harmonias sonoras e coloridas, sempre duradouras e cambiantes.
Acredito que a humanidade louvará cada vez mais o tesouro das orações desse exemplo internacional da força sagrada que ewstá em qualquer, nenhum e todo lugar".
Herbert F. Vetter*
Cambridge, Massachusetts
*O Reverendo Herbert F.Vetter, D.D., é Sacerdote Autônomo aposentado da Primeira Paróquia de Cambridge, Massachusetts, Capelão da Universidade de Harvard e diretor fundador das emissoras de rádio e televisão do Cambridge Forum, Editor da revista Speak Out: Against The New Right.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá, muito obrigada pelo seu comentário. Ele sempre será muito bem-vindo, porém como regra, utilizo a moderação em meu blog; portanto, caso o seu comentário não apareça de imediato, fique tranquilo, pois será inserido posteriormente.
Um Abraço!
Luz é Amor
Amor é Luz
Mara