sábado, 26 de fevereiro de 2011

Hildegard von Bingen: Sequentia – O viridissima virga, Ave


Fonte: Wobuzowatsj

Santa Hildegarda de Bingen, em alemão Hildegard von Bingen (Bermersheim vor der Höhe, verão de 1098 — Mosteiro de Rupertsberg, 17 de setembro de 1179), foi uma monja beneditina, mística, teóloga, compositora, pregadora, naturalista, médica informal, poetisa, dramaturga e escritora alemã, e mestra do Mosteiro de Rupertsberg em Bingen am Rhein, na Alemanha.


Retrato de Hildegard em uma de suas obras
(Liber scivias Domini)
Personalidade muito citada mas de fato pouco conhecida pelo grande público, rompendo as barreiras dos preconceitos contra as mulheres que existiam em seu tempo, foi respeitada como uma autoridade em assuntos teológicos e louvada por seus contemporâneos em altos termos. Hoje é considerada uma das figuras mais singulares e importantes do século XII europeu, e suas conquistas têm poucos paralelos mesmo entre os homens mais ilustres e eruditos de sua geração. 

Seus vários e extensos escritos mostram que ela possuía uma concepção mística e integrada do universo, ainda que essa concepção não excluísse o realismo e encontrasse no mundo muitos problemas. A solução para eles, de acordo com suas idéias, devia advir de uma união cooperativa e harmoniosa entre corpo e espírito, entre natureza, vontade humana e graça divina.

Além de mística, teóloga e pregadora, foi poetisa e compositora talentosa, deixando obra de vulto e original. Também fez muitas observações da natureza com uma objetividade científica até então desconhecida, especialmente sobre as plantas medicinais, compilando-as em tratados onde abordou ainda vários temas ligados à medicina e ofereceu métodos de tratamento para várias doenças.

Fonte: Wikipédia

Luz é Amor
Amor é Luz
Mara

Share/Bookmark

sábado, 19 de fevereiro de 2011

A Caverna dos Cristais Gigantes


Postado no blog Sátiro


A Caverna dos Cristais, no México

Numa caverna na região norte do México, a cerca de uma hora ao sul da cidade de Chihuahua, famosa pelos seus cristais, fica a Cueva de los Cristales (Caverna dos Cristais), onde estão os maiores cristais do mundo, tendo maior deles mais de 11m.

A Caverna foi descoberta por mineradores da mina de Naica, em 2000. Eles trabalhavam buscando chumbo, e terminaram encontrando esse achado.

As visitas são restritas, dando-se preferência a pesquisadores. Turistas ainda não são permitidos no local, mas quem sabe no futuro? Um grande problema à visitação são as condições do ambiente: as temperaturas chegam a 44º e a umidade relativa do ar vai de 90 a 100%.

Os cristais se formaram ao longo de pelo menos 500 mil anos, com a sedimentação de minérios dissolvidos na água que preenchia toda a caverna. Com a exploração da mina, a água da caverna foi drenada, e por isso os cristais pararam de crescer.

Visite Proyecto Naica

Fonte: Documentales Mexico por National Geographic

Luz é Amor
Amor é Luz
Mara

Share/Bookmark

domingo, 6 de fevereiro de 2011

Van Gogh - Auto-Retratos


Fonte: Philip Scott Johnson

Luz é Amor
Amor é Luz
Mara

Share/Bookmark